quarta-feira, 19 de setembro de 2012

As canções que você fez pra mim

Engraçado como depois que a gente tem filho tudo tem uma conotação diferente. Por exemplo, tem algumas músicas que antes eu classificava como de amor romântico, mas que hoje tem tudo a ver com o amor materno. “Como é grande o meu amor por você” é uma declaração de amor de mãe pra filho! “In My Life” dos Beatles e "Onde a dor não tem razão" do Paulinho da Viola, também.

Eu sempre gostei de cantar e até que não sou desafinada, então hoje pra mim é um prazer cantar pra você dormir, filho. Meu repertório vai de Ella Fitzgerald a Galinha Pintadinha, passando por Paulinho da Viola, Beatles (claro!) e até Roberto Carlos; Bossa Nova também tem tudo a ver, aquela batidinha mansa, de cantar baixinho é uma verdadeira canção de ninar. Lupicínio, Chico Buarque, Standards do Cole Porter, Gershwin, Frank Sinatra, Gal, Clara Nunes, Marisa Monte, sambinhas e até música de dor de cotovelo, como “Ouça” da Maysa.

Você tem as suas preferidas; da Arca de Noé do Vinícius de Morais, a música do São Francisco te acalma e você sempre sorri quando eu começo a cantar a da Porta. A do Relógio te faz dar risada, acredito que o tic tac soa engraçado pra você. E tem a música da Céu, “Menino Bonito Ai” que eu canto só o refrão e você fica todo cheio, até parece que entende!

De dia é só te colocar no carrinho em frente à janela da sala que você fica olhando as árvores balançando ou os passarinhos e dorme sozinho. Porém, à noite, desde que você aprendeu a ficar em pé no berço você nunca mais dormiu sozinho, eu sempre tenho que sentar com você na poltrona de balanço e cantar pelo menos umas 4 músicas. Eu cantando e você enfiando os dedinhos na minha boca para eu dar umas mordidinhas de leve, até você gargalhar. Então você tenta pegar minhas sobrancelhas, que você acabou de descobrir, até que eu te dou a naninha ou uma fraldinha que tenha etiqueta (você não chupa chupeta, chupa etiqueta!) e você se aconchega no meu colo, fica mexendo na etiqueta e começa a fechar os olhinhos, sempre brigando com o sono (às vezes seu avô me sacaneia e assobia do quarto ao lado, aí você desperta falando “wowô!!).

Tem vezes que você me engana direitinho, eu certa de que você já dormiu, te coloco cuidadosamente no berço e você vira de lado, aí vira de bruços, levanta na maior rapidez e fica pulando no berço – acho que se você já soubesse falar você estaria gritando “Te peguei, hahaha!”.

Você presta bastante atenção quando eu canto e me parece bem ligado em música. Nós fomos na Sala São Paulo, em uma sessão especial do Cinematerna para mães com bebês onde ficamos bem perto dos instrumentistas e você ficou vidrado no violoncelo. Quando eu te dei de aniversário a caixinha de música que toca Hey Jude você também adorou, mas eu não posso cantar Hey Jude pra você dormir, pelo menos não a parte do nanana porque você fica todo aceso - e Hey Jude sempre me emociona...

Hoje eu canto as canções que parecem que foram feitas pra fazer você dormir, mas que eu espero que influenciem o seu gosto musical no futuro, porque gosto musical ruim é imperdoável até pra filho, viu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário